- •

Abel Nascimento, Dr.

É cirurgião ortopedista dos HUC desde 1984.

Efectuou a residência de Cirurgia da Mão / Microcirurgia / Investigação em Anatomia Cirúrgica e Cirurgia Experimental na Universidade René Descartes, Paris (França), em 1981-82.

Efectuou igualmente a residência de Cirurgia da Mão / Microcirurgia em Londres (Reino Unido), Lausanne (Suiça) e Louisville (Estados Unidos da América), em 1983.

Bolseiro do Governo Francês, da Junta Nacional de Investigação Científica, Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação Luso Americana para efectuar a investigação científica em Portugal, França e Estados Unidos da América.

Iniciou e é responsável pela Unidade de Cirurgia da Mão / Microcirurgia dos HUC desde 1984.

Doutorado pela Universidade René Descartes, Paris (França) e Doutoramento Europeu em Ortopedia e Cirurgia Plástica Reconstrutiva em 1994.

Responsável pela Equipa de tratamento de Tetraplégicos dos HUC desde 1997.

Cooperação cirúrgica com Espanha e vários países de expressão portuguesa.

Consultor do Centro de Medicina Física e Reabilitação da Tocha e Centro de Medicina Física e Reabilitação do Alcoitão.

Membro de dezanove sociedades científicas, nacionais e estrangeiras.

Desempenhou os cargos de Secretário, Vice-Presidente e Presidente da Sociedade Portuguesa de Cirurgia da Mão.

Membro Fundador da Sociedade Europeia de Cirurgia da Mão, desempenhou os cargos Delegado à Federação Europeia de Sociedades de Cirurgia da Mão (FESSH) e à Federação Internacional das Sociedades de Cirurgia da Mão (IFSSH).

Membro Fundador do Clube Narakas (Plexo Braquial) e Clube Tubiana (Cirurgia da Mão).

Membro de Júris de graduação hospitalar de Ortopedia em Portugal e Membro do Júri Europeu para obtenção do Diploma de Cirurgia da Mão.

Participou em inúmeros congressos e reuniões científicas, tendo apresentado conferências como convidado e publicado cerca de duzentos trabalhos científicos em Portugal e no estrangeiro.

Membro do Comité Científico da revista francesa “La Main”.

Recebeu vários prémios científicos nacionais e estrangeiros no âmbito da Cirurgia da Mão e Microcirurgia.

Pertence à Equipa de implantação do FreeHand System, tendo aplicado vários sistemas electrónicos, em Portugal e no estrangeiro, para recuperação do membro superior dos tetraplégicos.

Integra igualmente a Equipa europeia de investigação da recuperação da marcha através de sistema electrónico dos paraplégicos (SUAW 2).

Faz parte da rede europeia de Centros de acolhimento e Formação de Fellows de Cirurgia da Mão.

Integra o projecto europeu Leonardo da Vinci – formação para o conhecimento do sistema linfático e tratamento das suas patologias.

Especialidades:

Unidades onde está disponível: