- •

Diamantino Santos, Dr.

Terapia Familiar

A terapia familiar é um método clinico que aborda a família enquanto contexto fundamental do ciclo de vida humano. A família constitui o contexto onde inicialmente aprendemos a dar sentido e significado às nossas experiências, mas é também o contexto onde damos mais valor ao sentimento de pertença e de segurança. Por este facto, qualquer perturbação na dinâmica das relações familiares tem consequências nas múltiplas dimensões da vida dos seus elementos.

Em função da sua relevância no desenvolvimento humano, a família pode constituir um contexto fundamental de afeto, suporte e de transformação, como um contexto de sofrimento pessoal, génese de sintomas e perturbações.

Analisar as dinâmicas e trabalhar a qualidade das relações familiares, a forma de abordar os obstáculos que se colocam às famílias nas diferentes fases do seu desenvolvimento/ciclo de vida, desenvolver o potencial individual e familiar, são os objectivos primordiais da terapia familiar.

 

Terapia de Casal

A terapia de casal é o método clinico que avalia e intervém nas dificuldades da conjugalidade. Uma relação a dois constitui um desafio múltiplo, cuja exigência relacional impõe uma comunicação franca, clara, aberta, uma enorme capacidade de respeito e de negociação entre os parceiros, numa base de imprescindível afeto.

Trabalhar estes aspetos, redescobrindo como conjugar a qualidade da vida afetiva, os objetivos individuais e comuns nas diferentes dimensões da vida conjugal, deve possibilitar ao casal organizar e tomar decisões refletidas e sentidas acerca da vida em conjunto.

Especialidades:

Unidades onde está disponível: