• -

Abel Nascimento, Dr.

É cirurgião ortopedista dos HUC desde 1984.

Efectuou a residência de Cirurgia da Mão / Microcirurgia / Investigação em Anatomia Cirúrgica e Cirurgia Experimental na Universidade René Descartes, Paris (França), em 1981-82.

Efectuou igualmente a residência de Cirurgia da Mão / Microcirurgia em Londres (Reino Unido), Lausanne (Suiça) e Louisville (Estados Unidos da América), em 1983.

Bolseiro do Governo Francês, da Junta Nacional de Investigação Científica, Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação Luso Americana para efectuar a investigação científica em Portugal, França e Estados Unidos da América.

Iniciou e é responsável pela Unidade de Cirurgia da Mão / Microcirurgia dos HUC desde 1984.

Doutorado pela Universidade René Descartes, Paris (França) e Doutoramento Europeu em Ortopedia e Cirurgia Plástica Reconstrutiva em 1994.

Responsável pela Equipa de tratamento de Tetraplégicos dos HUC desde 1997.

Cooperação cirúrgica com Espanha e vários países de expressão portuguesa.

Consultor do Centro de Medicina Física e Reabilitação da Tocha e Centro de Medicina Física e Reabilitação do Alcoitão.

Membro de dezanove sociedades científicas, nacionais e estrangeiras.

Desempenhou os cargos de Secretário, Vice-Presidente e Presidente da Sociedade Portuguesa de Cirurgia da Mão.

Membro Fundador da Sociedade Europeia de Cirurgia da Mão, desempenhou os cargos Delegado à Federação Europeia de Sociedades de Cirurgia da Mão (FESSH) e à Federação Internacional das Sociedades de Cirurgia da Mão (IFSSH).

Membro Fundador do Clube Narakas (Plexo Braquial) e Clube Tubiana (Cirurgia da Mão).

Membro de Júris de graduação hospitalar de Ortopedia em Portugal e Membro do Júri Europeu para obtenção do Diploma de Cirurgia da Mão.

Participou em inúmeros congressos e reuniões científicas, tendo apresentado conferências como convidado e publicado cerca de duzentos trabalhos científicos em Portugal e no estrangeiro.

Membro do Comité Científico da revista francesa “La Main”.

Recebeu vários prémios científicos nacionais e estrangeiros no âmbito da Cirurgia da Mão e Microcirurgia.

Pertence à Equipa de implantação do FreeHand System, tendo aplicado vários sistemas electrónicos, em Portugal e no estrangeiro, para recuperação do membro superior dos tetraplégicos.

Integra igualmente a Equipa europeia de investigação da recuperação da marcha através de sistema electrónico dos paraplégicos (SUAW 2).

Faz parte da rede europeia de Centros de acolhimento e Formação de Fellows de Cirurgia da Mão.

Integra o projecto europeu Leonardo da Vinci – formação para o conhecimento do sistema linfático e tratamento das suas patologias.

Especialidades:

Unidades onde está disponível:

Ana Rita Silva, Dra.

Consultas específicas nas seguintes áreas:

Aconselhamento Psicológico (Adultos)

Consulta de aconselhamento psicológico a adultos em sofrimento psicológico de vária ordem, através de intervenções cognitivo-comportamentais.

Consulta de Psicologia Sénior (+ de 60 anos)

Consulta para questões associadas ao processo de envelhecimento e que podem gerar sofrimento psicológico, ex: luto; reforma; doenças; perda de capacidades e/ou ocupação. Intervenção no sentido de melhorar o bem -estar psicológico.

Consulta de Apoio ao Cuidador

Consulta destinada a cuidadores de pessoas com doenças incapacitantes (ex: demências, acidente vascular cerebral, traumatismo crânio encefálico), no sentido de promover comportamentos que aliviem a sobrecarga associada ao cuidado, através de psicoeducação, aconselhamento psicológico e articulação com estruturas de apoio na comunidade.

Consulta de Adaptação à Reforma

Consulta destinada a pessoas que estão na pré-reforma ou recém-reformados, no sentido de auxiliar a definição de um projeto de vida pós-reforma, promovendo o sentido de integridade e valorização pessoal e social.

Avaliação Neuropsicológica (para suporte a diagnóstico médico e/ou validação para processos de reforma)

Consulta de avaliação, que pode ter uma ou duas sessões, no sentido de examinar o funcionamento neurocognitivo e dar pistas para auxiliar o diagnóstico médico, bem como informar em relatório para processos de reforma ou de atribuição de incapacidade. Avaliação igualmente necessária para definição de protocolos de reabilitação cognitiva ou treino cognitivo.

Reabilitação cognitiva (Adultos)

Após avaliação, esta valência consiste num conjunto de 5 sessões de reabilitação com recurso ao computador e a tarefas de papel e lápis com vista a otimizar o funcionamento cognitivo que tenha sido avaliado como estando deteriorado, mas com potencial de recuperação.

Treino Cognitivo (Idosos)

Após avaliação, esta valência consiste num conjunto de 5 sessões de treino, que pode incluir o ensino de estratégias compensatórias (utilização de agendas, calendários, etc) e/ou o treino através do computador ou de tarefas de papel e lápis, com a finalidade de melhorar o funcionamento da memória e da atenção, melhorando o funcionamento diário do idoso.

Especialidades:

Unidades onde está disponível:

Braz Cardoso, Dr.

Especialidades:

Unidades onde está disponível:

Acordos gerais:

Confirme com o nosso call center se:
. o seu sistema de saúde cobre a totalidade desta especialidade ou se existem excepções;
. se o médico pretendido está incluido no acordo;
. se a unidade de saúde onde pretende a consulta ou exame está incluída no acordo.

Carlos Coimbra, Dr.

Especialidades:

Unidades onde está disponível:

Certificado de Qualidade

O Centro Hospitalar S. Francisco encontra-se certificado pela norma ISO 9001 no Serviço de Internamento e Bloco Operatório.

Consulta de vertigem e equilibrio (Otorrinolaringologia)

A consulta de vertigem e equilibrio é realizada pela Dra. Sandra Costa, médica especialista em Otorrinolaringologia com competências especificas neste campo.

Para mais informações contacte-nos por email ou junto do nosso contact-center.

Diamantino Santos, Dr.

Terapia Familiar

A terapia familiar é um método clinico que aborda a família enquanto contexto fundamental do ciclo de vida humano. A família constitui o contexto onde inicialmente aprendemos a dar sentido e significado às nossas experiências, mas é também o contexto onde damos mais valor ao sentimento de pertença e de segurança. Por este facto, qualquer perturbação na dinâmica das relações familiares tem consequências nas múltiplas dimensões da vida dos seus elementos.

Em função da sua relevância no desenvolvimento humano, a família pode constituir um contexto fundamental de afeto, suporte e de transformação, como um contexto de sofrimento pessoal, génese de sintomas e perturbações.

Analisar as dinâmicas e trabalhar a qualidade das relações familiares, a forma de abordar os obstáculos que se colocam às famílias nas diferentes fases do seu desenvolvimento/ciclo de vida, desenvolver o potencial individual e familiar, são os objectivos primordiais da terapia familiar.

 

Terapia de Casal

A terapia de casal é o método clinico que avalia e intervém nas dificuldades da conjugalidade. Uma relação a dois constitui um desafio múltiplo, cuja exigência relacional impõe uma comunicação franca, clara, aberta, uma enorme capacidade de respeito e de negociação entre os parceiros, numa base de imprescindível afeto.

Trabalhar estes aspetos, redescobrindo como conjugar a qualidade da vida afetiva, os objetivos individuais e comuns nas diferentes dimensões da vida conjugal, deve possibilitar ao casal organizar e tomar decisões refletidas e sentidas acerca da vida em conjunto.

Especialidades:

Unidades onde está disponível:

Frederico Furriel, Dr.

Especialidades:

Unidades onde está disponível:

Mariana Almeida, Dra.

Especialidades:

Unidades onde está disponível:

Sandra Costa, Dra.

Especialidades:

Unidades onde está disponível:

TAC na Unidade de Pombal convencionado com o SNS

Já está disponível a realização de TAC na unidade de CHSF de Pombal através do Sistema Nacional de Saúde.

 

Outros exames convencionados com o SNS na unidade de Pombal:

Ecocardiografia;

Ecodoppler;

Ecocardiografia;

Ortopantomografia;

Raios X;

Densitometria.