Artigos •

O Face Lift

O Face Lift (Ritidoplastia) é a cirurgia que rejuvenesce o rosto, melhorando o contorno facial e eleminando as rugas da região cervical (pescoço) e da face.

O processo de envelhecimento torna-se visível a partir dos 30 anos, quando aparecem as primeiras rugas lateralmente aos olhos (os pés de galinha) e os sulcos naso-genianos se aprofundam (lateralmente ao nariz).

Na decada seguinte começam a mostrar-se as bolsas de gordura por baixo dos olhos, as rugas na testa pronunciam-se e as sobrancelhas vão descaindo. A gordura da face vai descendo recobrindo a mandibula perdendo esta definição. Em alguns sectores do rosto há absorção de gordura, que condiciona um aspecto mais cansado e envelhecido.

A partir dos 50 anos todos estes processos se acentuam assumindo o rosto e o pescoço um aspecto mais enrugado, as sobrancelhas insinuam-se sobre os olhos com estes mais afundados. Associado a este processo mecânico de envelhecimento ha a progressiva alteração da qualidade da pele.

O conceito do Face Lift actual centra-se na suspensão dos tecidos sub-cutâneos que vão cedendo ao efeito da gravidade ao longo do anos cujo vector é dirigido verticalmente. Por seu lado a pele adapta-se sobre estes tecidos agora reposicionados sem a evidencia de qualquer tensão, conferindo-se um aspecto natural e não cirúrgico. A incisão é, geralmente, iniciada na linha do cabelo na região das têmporas e prolonga-se contornando a orelha, à frente e atrás. Ela pode ser associada a blefaroplastia, frontoplastia e mid-face lift.

O pós-operatório não é doloroso, mas o paciente deve estar preparado para o edema e as equimoses que se observam durante as primeiras semanas. A cirurgia pode ser realizada em ambulatório ou necessitar de um dia de internamento.

Em complemento a esta informação pode ver a página do Dr. José Carlos Neves e ler outros artigos sobre Cirurgia Plástica Facial.