Artigos •

O preenchimento dos sulcos e rugas

O preenchimento dos sulcos e rugas da face é um método pouco invasivo, de resultados imediatos e segurança elevada de rejuvenescimento facial. Ele é muitas vezes associado ao uso de Toxína Botulínica – Botox ®.

O ácido hialurónico, actualmente o preenchimento mais utilizado, é uma macromolécula encontrada no nosso organismo que se acredita ser o principal componente responsável pela manutenção da hidratação cutânea. Ao reter água ela é também importante na preservação da volume tecidular.

Antes da aplicação do ácido hialurónico procede-se a uma anestesia local, que pode ser feita através de um bloqueio troncolar (da região a tratar) ou utlizando, apenas, um creme anestésico.  O tratamento  demora cerca de 15 a 20 min. Podem observar-se algumas equimoses (nódoas negras) e algum hematoma nas 48 horas posteriores.

O ácido hialurónico pode ser usado para preencher os sulcos naso-genianos (ao lado do nariz), o código de barras do lábio superior (com o preenchimento do lábio), as maças do rosto e os sulcos do rebordo orbitário (responsável pelas olheiras).

Em complemento a esta informação pode ver a página do Dr. José Carlos Neves e ler outros artigos sobre Cirurgia Plástica Facial.