Artigos •

Septoplastia

A septoplastia é a cirurgia que corrige desvios da estrutura central do nariz, o septo nasal. Ela é realizada quando existem problemas funcionais, causados pela obstrução das cavidades nasais, que resultam em insuficiência respiratória nasal e/ou fenómenos de sinusite, e quando existem problemas estéticos, se o desvio do septo nasal condiciona o posicionamento da pirâmide nasal.

O septo nasal é uma estrutura osteo-cartilaginosa recoberto por mucosa. Para se adereçar a estrututa esquelética é necessaria uma incisão vertical na mucosa no vestibulo nasal (á entrada do nariz) que não será visivel. A cirurgia é, geralmente, realizada em regime de ambulatório, sendo, por isso, necessário permanecer na clinica apenas as primeiras 4 horas após a cirurgia.

O pós-operatório é geralmente indolor. O desconforto pós-operatório deve-se sobretudo ao tamponamento nasal (quando necessário) que se mantém por 1 ou 2 dias. De realçar  que o destamponamento é um momento perfeitamente tranquilo e sem dor já que usamos um tampão personalizado, delicado e plastificado, o que permite um deslizamento atraumático.

A recuperação pós-operatória é de 5 a 7 dias.

Em complemento a esta informação pode ver a página do Dr. José Carlos Neves e ler outros artigos sobre Cirurgia Plástica Facial.