Especialidades Médicas • Corpo Clínico

João Matos, Dr.

Licenciado e Mestrado pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada em Psicologia Clínica e especializado em Psicoterapia Clínica pela Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica.

Investigador de teoria psicanalítica, autor de livros e artigos científicos.

Tem desenvolvido a sua pratica clínica no acompanhamento de doentes oncológicos, em pacientes com dificuldades motoras e no acompanhamento psicoterapêutico de crianças, adolescentes e adultos.

Técnicas terapêuticas:

A intervenção psicológica utilizada será decidida consoante o pedido do cliente. Inicialmente é realizada uma consulta de psicologia clínica para determinar a necessidade de um acompanhamento psicoterapêutico. O recurso ao método de avaliação psicológica poderá aqui ter lugar, quando solicitada por terceiros.

No caso da intervenção com crianças, a avaliação psicológica é uma prática mais frequente. O resultado dessa avaliação determinará a pertinência de um acompanhamento psicológico, embora que muitas vezes este último decorra sem a necessidade de uma avaliação.

Consulta de Psicologia – Trata-se de uma intervenção centrada no pedido do cliente, de menor profundidade da que a que ocorre num acompanhamento psicoterapêutico. É nesta primeira abordagem que se determina a necessidade em se dar início a um processo psicoterapêutico.

Acompanhamento Psicoterapêutico – É um processo que visa o conhecimento mais amplo da subjectividade interna do sujeito. Através de encontros regulares, cuja longevidade dependerá de cada caso, o paciente é convidado a trazer os seus pensamentos e fantasias para o setting psicoterapêutico, onde poderá adquirir um melhor entendimento de si-mesmo e consequentemente o bem-estar psicológico.

Esta terapêutica serve a todas as problemáticas do forro psíquico.

Avaliação Psicológica – Quando se apresenta como uma necessidade ou quando requisitada, a avaliação permite o conhecimento de alguns dos dados psicológicos inerentes à pessoa avaliada. A lista de possíveis avaliações é bastante ampla. Vai desde a comum medida do QI, ao conhecimento da dinâmica psíquica do sujeito. Para estes fins, são utilizados testes específicos, variando a sua duração entre três a quatro sessões.

Especialidades:

Unidades onde está disponível: