Especialidades Médicas • Índice de Especialidades

Medicina Chinesa

MEDICINA TRADICIONAL CHINESA

A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) também conhecida como medicina chinesa é a denominação usualmente dada ao conjunto de práticas de Medicina Tradicional em uso na China, desenvolvidas ao longo dos milhares de anos da sua história.

A MTC fundamenta-se numa estrutura teórica sistemática e abrangente, de natureza filosófica. Ela inclui entre seus princípios o estudo da relação de yin/yang, da teoria dos cinco elementos e do sistema de circulação da energia pelos meridianos do corpo humano.

 

            ACUPUNTURA
A acupunctura (do latim acus – agulha e punctura – colocação) é um ramo da medicina tradicional chinesa e, de acordo com a nova terminologia da OMS – Organização Mundial da Saúde, um método de tratamento complementar. Foi também declarado Patrimônio Cultural Intangível da Humanidade pela United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (Unesco) em 19 de novembro de 2010.

A Acupunctura consiste na aplicação de agulhas em pontos definidos do corpo, chamados de “Pontos de Acupuntura” ou “Acupontos” que se distribuem principalmente sobre linhas chamadas “meridianos chineses” e “canais”, para obter diferentes efeitos terapêuticos conforme o caso tratado. Também são utilizadas outras técnicas alternativas ou complementares, sendo as mais conhecidas a moxabustão (aplicação de calor sobre os acupontos ou meridianos), a auriculoterapia e, mais recentemente, a eletroacupuntura.

 O Tuiná emprega técnicas de massagem para estimular ou sedar os pontos dos meridianos do paciente, visando o equilíbrio do fluxo de energia por estes canais.

O Tuiná é definido da seguinte forma pela The English-Chinese Encyclopedia Of Practical Traditional Chinese Medicine – Tuina Therapeutics: “O Tuiná chinês é uma das matérias médicas abrangidas pelas teorias da Medicina Tradicional Chinesa – MTC, na qual, manipulações são usadas para estimular os pontos ou outras partes da superfície do corpo, para corrigir o desequilibrio fisiológico do mesmo e alcançar efeitos curativos. É uma parte muito importante da MTC. Na China antiga, a terapia era classificada em: medicina interna e medicina externa; o Tuiná está incluído na primeira.”

 

A Moxabustão significa “longo tempo de aplicação do fogo”, é uma espécie de acupuntura térmica, feita pela combustão da erva Artemisia sinensis e Artemisia vulgaris.

Ventosoterapia é um tipo de terapia adotado em diversas correntes da medicina tradicional que emprega ventosas.

A fitoterapia chinesa ou medicina herbal é uma das modalidades de tratamento adotadas pela medicina tradicional chinesa. São fórmulas chinesas que potenciam e complementam todas as outras áreas da Medicina Chinesa. Nos problemas crónicos estas consistem em mais de 60% do efeito terapêutico.

Eletroacupuntura é uma forma de acupuntura, em que pares de agulhas de acupuntura são ligados a um dispositivo que gera pulsos elétricos contínuos entre eles. Normalmente é utilizada para potenciar os efeitos da acupuntura.

 

Corpo Clínico:

Unidades onde está disponível: