Especialidades Médicas • Índice de Especialidades

Reumatologia

O que é?

A Reumatologia é a especialidade médica dedicada ao diagnóstico, tratamento, estudo e investigação das doenças reumáticas.

O Reumatologista é o especialista a quem a ordem dos Médicos reconhece a competência, o conhecimento (teórico e prático) e a experiência para diagnosticar, tratar e prevenir as doenças reumáticas.

O que trata?

As doenças reumáticas constituem um grupo com mais de uma centena de entidades, com vários subtipos, que podem ser definidas como “doenças e alterações funcionais do sistema músculo-esquelético de causa não traumática”.

Incluem doenças inflamatórias (artrite reumatóide, artropatias microcristalinas e espondilartropatias, por exemplo), doenças sistémicas (lúpus eritematoso, esclerose sistémica, síndrome de Sjogren e vasculites, por exemplo), doenças degenerativas (osteoartrose), doenças metabólicas (osteoporose e osteomalácea, por exemplo), doenças peri-articulares (tendinites e bursites, por exemplo) e síndromes dolorosas generalizadas (fibromialgia, por exemplo).

São doenças que podem ser agudas, recorrentes ou crónicas, atingindo indivíduos de todas as idades e sendo causa frequente de incapacidade. Quando não diagnosticadas ou tratadas atempada e correctamente, podem causar graves e desnecessárias repercussões físicas, psicológicas, familiares, sociais e económicas.
As doenças reumáticas são, nos países desenvolvidos, em que Portugal se inclui, o grupo de doenças mais frequente na raça humana.

No nosso país constituem a primeira causa de consulta médica, a principal causa de invalidez, o primeiro motivo de absentismo ao trabalho, a primeira causa de reforma antecipada por doença e estão entre as principais responsáveis pelos gastos com a saúde, quer directos (consultas, medicamentos, reabilitação, etc.), quer indirectos.

Que meios utiliza?

A Reumatologia tem frequentemente necessidade de usar alguns meios complementares de diagnóstico para diagnosticar e acompanhar a evolução e a resposta ao tratamento das doenças reumáticas, nomeadamente análises e radiografias, mas também outros, como a TAC, a Ressonância Magnética ou a Ecografia.

No âmbito da consulta de Reumatologia a acupunctura contemporânea (ou seja, planeada e executada segundo o raciocínio científico e tendo em conta o funcionamento neuromuscular e do sistema nervoso autonómico) é utilizada como tratamento adjuvante em diversas patologias: dor miofascial (contracturas, dor muscular politópica), osteoartrose, algoneurodistrofia, fibromialgia e outras situações de dor crónica (lombalgia ou cervicalgia, por exemplo).

No Centro Hospitalar de S. Francisco existe uma consulta de Reumatologia exclusiva de adultos (ou adolescentes com mais de 15 anos).

Corpo Clínico:

Unidades onde está disponível: