Exames e Tratamentos • Índice de Exames

Mamografia

O que é?

A mamografia é um exame radiológico que permite o estudo das glândulas mamárias. É o exame mais importante na prevenção do cancro da mama.
Esta técnica de imagem, permite a detecção de lesões malignas em estados iniciais (quando estas ainda não são palpáveis pelo exame médico ou pelo auto-exame feito pela mulher) e consequentemente com maior possibilidade de cura.

Como é realizado o exame?

A mamografia, como outros exames radiológicos, utiliza a radiação x. O aparelho utilizado para a realização das mamografias designa-se por mamógrafo.

Para a realização do exame ser-lhe-á solicitado que se dispa da cintura para cima, incluindo qualquer jóia que esteja ao pescoço e que vista uma bata fornecida pela Assistente.

Seguidamente a técnica irá posiciona-la junto ao mamógrafo, comprimindo a mama entre duas placas.

Esta compressão permite imobilizar e achatar a mama, reduzindo, desta forma a exposição aos raios-x, possibilitando, também, a obtenção de uma melhor imagem.

Preparação

Não é necessária qualquer preparação prévia, contudo, de forma a reduzir o desconforto aquando da compressão da mama, sugere-se a marcação do exame para a semana após o período menstrual.

É, ainda, recomendado que não se utilize pó-de-talco ou desodorizante no dia da realização do exame.

Limitações

A única contra-indicação da mamografia é a gravidez.
Podem existir dificuldades técnicas, principalmente condicionadas por deficiências físicas que impeçam um correcto posicionamento da utente.

Quando estará pronto o exame?

Normalmente a Mamografia fica pronta no próprio dia da realização do exame. Contudo, se assim não for possível, será avisado pela nossa Assistente.

Para mais informações ou para marcar um exame deste tipo fale com o nosso contact-center.

Unidades onde está disponível:

Acordos gerais:

Confirme com o nosso call center se:
. o seu sistema de saúde cobre a totalidade desta especialidade ou se existem excepções;
. se o médico pretendido está incluido no acordo;
. se a unidade de saúde onde pretende a consulta ou exame está incluída no acordo.