Exames e Tratamentos • Acunputura

Acupuntura

acupuntura

A acupunctura é uma forma de tratamento com indicação aprovada em situações clínicas bem definidas, como por exemplo a dor miofascial, a dor associada à osteoartrose, a fibromialgia ou outras formas de dor crónica, como por exemplo a lombalgia ou a cervicalgia comum crónica.

A acupunctura é reconhecida actualmente em Portugal como uma competência médica atribuída pela Ordem dos Médicos, segundo requisitos de formação bem definidos.

A sua eficácia tem sido demonstrada em diversos trabalhos científicos publicados em revistas médicas internacionais conceituadas e o modo como actua tem sido objecto de imensos estudos desde há décadas. Estão cada vez mais demonstrados, quer em modelos animais, quer em humanos, os mecanismos neurofisiológicos pelos quais a acupunctura modula e inibe a transmissão da dor.

Embora esta técnica tenha outras indicações, para além da dor, como por exemplo as náuseas, o excesso de peso e as dependências de substâncias, no âmbito da consulta de Reumatologia realizada no Centro Hospitalar de S. Francisco a acupunctura contemporânea (ou seja, planeada e executada segundo o raciocínio científico e tendo em conta o funcionamento neuromuscular e do sistema nervoso autonómico) é utilizada como tratamento adjuvante nas patologias acima referidas: dor miofascial (contracturas, dor muscular politópica), osteoartrose, algoneurodistrofia, fibromialgia e outras situações de dor crónica (lombalgia ou cervicalgia, por exemplo).

Porque cada tratamento depende de uma história clínica detalhada e de um exame objectivo cuidadoso e por vezes exaustivo, a forma de ter acesso a estes tratamentos no Centro Hospitalar de S. Francisco, em Leiria, passa pala marcação de uma consulta de Reumatologia, para elaboração do diagnóstico, exclusão de algumas patologias e avaliação da necessidade ou pertinência do tratamento em cada caso concreto.

Geralmente a acupunctura em Reumatologia é usada como tratamento adjuvante de outros tratamentos convencionais, embora em certas situações possa ser o tratamento mais indicado, sem haver necessidade de medicamentos (por exemplo em síndromes miofasciais ou contracturas recentes, sem dor crónica associada).

Os tratamentos são realizados pela médica Reumatologista, que tem a formação exigida pela Ordem dos Médicos, com electroacupunctura e duram cerca de meia a uma hora (cada tratamento).