O CHSF • Destaques

Nova área de Reabilitação do Centro Hospitalar de S. Francisco

reabilitacao

O Centro Hospitalar de S. Francisco é um dos pioneiros na prestação dos cuidados de  reabilitação, na região de Leiria.
Conscientes da responsabilidade de que esta tradição implica e da importância de acompanhar a evolução técnica e oferecer aos utentes melhores condições na prestação de cuidados, esta instituição levou a cabo amplas obras de renovação, alargamento e reequipamento das suas instalações.

Desta renovação (re)nasceu uma área total com cerca de 1200m², inteiramente destinada ao sector, com condições físicas adequadas e um ambiente agradável e positivo, tão necessário à recuperação dos doentes que aqui procuram ajuda. Esta área integra os departamentos terapêuticos – ginásios de adultos e crianças, electroterapia e hidroterapia –, uma zona destinada ao atendimento e encaminhamento de utentes, e ainda gabinetes destinados à realização de consultas.

As consultas são personalizadas e, tanto quanto possível, os doentes são encaminhados para consultas com perfis apropriados à patologia que apresentam.

Uma equipa de trabalho constituída por 4 Fisiatras, 18 Fisioterapeutas e 10 Auxiliares de Fisioterapia, assegura a prestação de cuidados de saúde de acordo com as necessidades.

No sector terapêutico tem-se optado por proporcionar aos técnicos condições para formação específica nas áreas de maior interesse, nomeadamente a hidroterapia (em que existe uma tradição de longa data na instituição), assim como no âmbito do tratamento de patologias que correspondem a um número elevado de doentes,tais como a neurológica e a ortopédica, de forma poder prestar sempre cuidados de qualidade.

O reequipamento do serviço através da aquisição de equipamento moderno e de maior eficácia terapêutica veio também representar uma mais-valia relevante na prestação de cuidados e, igualmente, proporcionar melhores condições de trabalho.

O alargamento do horário deste sector, que agora funciona entre as 8.00 e as 20 horas, de segunda a sexta-feira, surge como uma resposta à crescente procura dos serviços prestados pelo Centro Hospitalar, que se pretende assumir cada vez mais próximo e mais disponível para os seus utentes.

Prevê-se, ainda, que num futuro próximo o S. de Medicina Física e de Reabilitação integre as valências de terapia da fala e de terapia ocupacional, passando, assim, a contar, neste novo serviço, com todas as áreas terapêuticas que fazem parte da abordagem completa dos doentes que necessitam de cuidados de reabilitação.

Através destas melhorias e da disponibilização de um número crescente de profissionais neste sector, pretendemos estar cada vez mais próximos e proactivos proporcionando uma resposta rápida, integrada e cabal a quantos nos demandam.

Desde há 20 anos que o assumimos e trabalhamos continuamente para o conseguir.

Porque esse é o nosso compromisso:
A sua Saúde!

Dra. Margarida Matias,
Médica Fisiatra