Exames e Tratamentos • Índice de Exames

Electroencefalograma

O que é?

O Electroencefalograma (EEG) é um exame auxiliar de diagnóstico, não invasivo, que avalia a actividade eléctrica cerebral, através da diferença de potencial entre dois pontos no escalpe.

Ao realizar uma análise correcta dos sinais eléctricos cerebrais, torna-o importante no auxílio de diagnóstico de diversas patologias do foro cerebral.

Para que serve?

Associado a outro tipo de exames ajuda no diagnóstico de epilepsias, algumas cefaleias, dificuldades escolares ou atrasos intelectuais, depressões ou ansiedade, alterações de comportamento, défices cognitivos ou motores, sequelas de traumatismos cranianos ou de infecções meníngeas, perda de conhecimento, e demências.

É sobretudo utilizado em estudos de Epilepsia, cefaleias, e em patologias do sono, como hipersonolência diurna. Associado a sensores cardiorespiratórios faz uma melhor caracterização dos quadros de apneias que fragmentam o sono, e perturbações intrinsecas do sono como a Narcolepsia.

Normalmente, no estudo da Epilepsia, os doentes são Monitorizados com Video-EEG, isto é, realizam um electroencefalograma mas com registo de Video, assim permite estabelecer conexão entre as alterações eléctricas do encéfalo e as manifestações clínicas.

Como é realizado o exame?

O paciente fica deitado numa marquesa.

Durante a preparação são limpos uns pontos estratégicos, homologados Internacionalmente no couro cabeludo onde são colocados eléctrodos de disco com uma pasta condutora.

Ao iniciar o exame, a actividade cerebral é captada pelos eléctrodos, registada no computador, e analisada mais tarde por um profissional de saúde capacitado para tal.

Este exame requer provas de activação, ou seja, certos “exercícios” realizados durante o exame pelo paciente que podem alterar a actividade cerebral e mostra-las no registo. As provas de rotina são a Hiperpneia (HPP), uma prova de respiração de 3 minutos, e a Estimulação Luminosa Intermitente (ELI), que é um conjunto de flashs de frequência variável. Além destas, existem outras como por exemplo a prova de sono.

Tipos de Electroencefalograma

No nosso hospital pode realizar os seguintes exames de EEG:

Unidades onde está disponível: