Exames e Tratamentos • Índice de Exames

TAC

O que é?

A TAC é uma técnica de imagem que utiliza a interacção entre a radiação ionizante (raios X) e os tecidos de forma a obter imagens do corpo humano com grande definição anatómica.

Como é realizado?

A imobilidade postural e o conforto são importantes para assegurar a qualidade das imagens. Por isso o posicionamento é efectuado habitualmente em decúbito dorsal numa mesa móvel, com suporte para a cabeça, que se desloca durante o exame ao longo de um túnel aberto.

É um exame rápido, silencioso e indolor que dura em média 5 a 10 minutos.

Pode ser feito sem administração do agente de contrate ou após a injecção, numa veia da flexura, do agente de contraste. Este produto circula momentaneamente nas veias e artérias do seu corpo que assim ficam visíveis para fins de diagnóstico. É também indicado para reforçar o contraste entre tecidos normais e doentes.

Logo após a injecção, é natural que sinta uma sensação de calor que resulta da passagem do produto de contraste no sistema vascular. Esta reacção é transitória e bem suportada. Em casos raros surgem reacções alérgicas ao agente de contraste, habitualmente ligeiras. Só em situações muito raras podem necessitar de cuidados médicos urgentes.

Dependendo do tipo de exame a efectuar poder-lhe-á ser pedido que beba o agente de contraste, o que permite estudar o estômago, intestino delgado e cólon. Para o estudo do cólon, o agente de contraste pode ser administrado por clister o que causa flatulência.

Se desejar fazer uma TC simples, sem o agente de contraste, deve informar o médico ou o pessoal técnico no momento do exame. O médico estará ao seu dispor para esclarecimentos adicionais.

Impedimentos

É importante que informe o médico ou o pessoal técnico no caso de sofrer de doenças alérgicas ou alergias, particularmente ao agente de contraste. É igualmente importante referir se está grávida ou a amamentar ou se tem alguma doença do foro renal, cardíaco, respiratório, da tiróide ou se sofre de diabetes mellitus. Esta informação é importante uma vez que pode contra-indicar a realização do exame (gravidez) ou condicionar o modo como o é efectuado.

Quando estará pronto o exame

Normalmente o relatório fica pronto no próprio dia do exame.

Tipos de TAC e Preparação

Alguns tipos de TAC obrigam a uma preparação prévia específica.

Em geral dê atenção aos objectos metálicos que poderão interferir com as imagens. Recomendamos, por isso, que retire brincos e piercing’s antes de vir realizar o exame.

Angio-TAC Abdominal

Angio-TAC Carotídeo

Angio-TAC Cerebral

TAC Abdómen

TAC Ângulo Ponto Cerebeloso

TAC Crânio

TAC Órbitas

TAC Ouvidos

TAC Pélvico

TAC Pescoço

TAC Renal

TAC Sela Turca

TAC Tórax

Uro-TAC

TAC Coluna Cervical

TAC Coluna Dorsal

TAC Coluna Lombo-Sagrada

TAC Coluna Sacro-Coccigea

TAC Charneira Crânio-Vertebral

TAC Seios Peri-Nasais

TAC Dental-Scan

TAC Articulações Têmporo-Mandibular

TAC Articulações Sacro-Iliacas

TAC Membros

Para mais informações ou para marcar um exame deste tipo fale com o nosso contact-center.

Unidades onde está disponível:

Acordos gerais:

Confirme com o nosso call center se:
. o seu sistema de saúde cobre a totalidade desta especialidade ou se existem excepções;
. se o médico pretendido está incluido no acordo;
. se a unidade de saúde onde pretende a consulta ou exame está incluída no acordo.