O CHSF • Destaques

Equipa de Vertigem e Perturbação do Equilíbrio do CHSF Leiria premiada

A equipa de Vertigem e Perturbação do Equilíbrio do CHSF Leiria, nomeadamente as Audiologistas Tânia Couceiro e Marta Branco e a médica ORL Sandra Costa, foi distinguida com o Prémio de Melhor Poster Científico, na Reunião Anual da Associação Portuguesa de Otoneurologia 2016, que decorreu no Luso nos dias 27 e 28 de Maio. Este evento de relevo na área contou com a presença de prestigiados profissionais nacionais e internacionais.

A investigação científica apresentada, com o tema “Vertigem e Desequilíbrio após Traumatismo Crânio-Encefálico”, foi motivada pelo aumento do número de acidentes rodoviários e /ou de trabalho, bem como dos feridos associados, sendo considerado um problema de saúde pública com grande impacto socioeconómico. Na maioria destes acidentes resultam Traumatismos Crânio-Encefálicos estando associadas queixas de vertigem e/ou desequilíbrio com frequência. Neste estudo foi possível constatar a existência de alterações vestibulares e/ou de equilíbrio na maioria dos doentes, justificando assim os sintomas referidos.

Este prémio vem reconhecer o trabalho de qualidade e rigor clínico praticado neste serviço, enaltecendo o empenho dos profissionais envolvidos.